Estás aquí

Matariki e a busca por alimentos maori tradicionais

Lago Rotoiti, Ilha Norte Central

Quando o conjunto de estrelas conhecido na Nova Zelândia como Matariki (as Plêiades) aparecem no céu de inverno, os maori (o grupo indígena da Nova Zelândia) celebram seu ano novo. O Matariki é o momento de lembrar de seus ancestrais e celebrar a vida nova. Tradicionalmente, as tribos celebram a data contando histórias, fazendo pipas e compartilhando banquetes.

Charles Royal, o chef de cozinha maori mais famoso da Nova Zelândia, é proprietário de uma empresa que produz alimentos e organiza expedições para busca de ingredientes a fim de apresentar os manuhiri (convidados) à culinária e às tradições maori, bem como à beleza natural extraordinária da Ilha Norte Central. Charles aprendeu sobre os alimentos e os métodos culinários maori com sua avó materna, Nanny Cinny.

New Zealand
Pikopiko, New Zealand

By Mike Heydon

Pikopiko is a type of edible native fern

As exuberantes florestas nativas da Ilha Norte Central são uma fonte natural de alimentos e produtos medicinais. O pikopiko macio, ainda novo (folhas da samambaia), tem gosto similar ao das ervilhas frescas. As folhas de horopito são a pimenta da culinária maori. As folhas da kawakawa, em formato de coração, são usadas como tempero e como medicação.  O Pukurau (um tipo de cogumelo) deve ser comido fresco; seus esporos são usados para tratar queimaduras.

Estamos na época do Matariki. Tudo está no auge de seu crescimento. Ele está relacionado com as estrelas, a lua e o efeito que elas têm sobre o planeta. Só compreendemos isso ao entrar nas matas. A abundância é inacreditável.

Charles Royal Chef Maori

¿Y ahora ?

Indigenous Maori food ingredients →

Food from steam and soil →

Cultura maorí →